Mas, o que realmente quero comentar é sobre o nosso comportamento nesse fim de ano... há um livro na Bíblia cujo nome é “Lamentações” que me remete ao que assunto de hoje. Porque esse fato ocorre? Porque lamentamos tanto no fim de ano? Claro que terão muitas variáveis para fazer a base de cálculo, mas, para mim, a principal variável é que NÃO FAZEMOS METAS REALISTAS! Gente, não é por que virou o ano, que você será uma pessoa BEM diferente... Não! Não será uma pessoa diferente jamais dessa forma! Não é falar para todos os seus sonhos, sonhos são sonhos, realidade é realidade, eles não combinam, mesmo porque, sonho deixará de ser sonho quando se tornar realidade! Óbvio, mas com o óbvio que devemos conviver.
Quer minha dica? Repense nas burradas que fez no ano, os motivos que te levaram a fazê-las, então a primeira coisa que deve estabelecer como meta é não cometê-las novamente. Isso requer reflexão, na atual realidade todos vivemos como se estivéssemos fugindo de nós mesmos, de nossa mente e dos outros. Portanto, pare, reflita, anote, pense, repense, pense de novo até encontrar a solução!
Não faça metas desafiadoras a ponto de desafiar sua sã consciência, ou seja, não "viaje"! Nada de discursos bonitos a familiares ou a si mesmo, nada de dizer que vai mudar 40 coisas, avalie se nesse ano de 2011 você mudou ao menos uma, o pior é que talvez você nem saiba quais metas estabeleceu porque nem as anotou, que vergonha!
Metas não são para serem revisadas após um ano inteiro e sim a cada semana, a cada mês, trimestre, semestre e ano. Então, só irá avaliar por ano quando tiver avaliado todos os outros momentos. Metas a longo prazo requerem muita força de vontade, você tem força de vontade? E aquilo que está planejando realmente é de sua vontade? Se não for, mude o foco.
O que mais me aborrece é ouvir as milhares de lamúrias e aquelas frases de efeito que não me convencem mais, não mesmo, de jeito nenhum! “Esse ano vai ser diferente” nossa... assim você me mata, não fala isso, por favor! Não diga isso!!!!!!!!!!!!! Pare de prometer, pare de colocar sua honra em jogo, não pronuncie nem na sua mente, seja simples, seja claro, seja sincero, seja honesto consigo. Diga: Vou sim estabelecer metas coerentes, inteligentes e reais. Não fiz isso e aquilo direito, agora tenho que ver a melhor maneira de conseguir realizar isso. ANOTE! Sem anotação, as palavras se perderão no tempo... consegue memorizar 5 itens até o final do ano? E nesses 5 itens deverão ter tudo bem claro como você deve proceder...
Você está pensando, nossa... é complexo o seu método. Se você realmente quer mudar algo em sua vida, terá que aderi-lo, aprendi isso muito bem na missão, metas... fazíamos todos os dias, planejamento é essencial. Os que crescem na vida são os que aprenderam a tornar as metas em realidade e souberam usar essa importante ferramenta.
Beleza, agora que sei que agirão da melhor maneira, fico mais tranqüilo, porque pelo menos vocês não serão os que dirão no Natal: Esse ano vai ser diferente.
Noossa, nao fica bravo com a gente...
ResponderExcluirJá tenho uma meta para o ano que vem - Fazer as coisas no momento que me sao solicitadas para nao esquecer ou deixar para a ultima hora :D
Pode deixar, vou escrever ; )
Beeijos, Sr. Bueno
Adoro as suas postagens! Sou sua fã número 1.